Instituto Laje Viva » Projetos » Estudo dos Ceriantos

Estudo dos Ceriantos

As duas espécies de Cerianthidae bentônicas conhecidas para a costa brasileira estão na lista de animais ameaçados de extinção do MMA (2003). Apesar disso, a ausência de conhecimento sobre os aspectos reprodutivos e de desenvolvimento comprometem os esforços voltados à conservação de Cerianthus brasiliensis e Ceriantheomorphe brasiliensis.

 

Portanto, trabalhos que visem elucidar o ciclo de vida e outros pontos concernentes às espécies caracterizadas como ameaçadas são de grande valia. O trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto Laje Viva sob orientação do biólogo Sérgio Nascimento Stampar, Doutor em Zoologia, visa, entre outras finalidades:

 

  1. Identificar as espécies de ceriantários que ocorrem na área selecionada para estudo e descrever a espécie incidente no PEMLS;
  2. Descrever o ciclo reprodutivo e desenvolvimento primário;
  3. Verificar a distribuição e abundância das populações no PEMLS durante o período contínuo de dois e meio anos e descrever eventuais associações;
  4. Acompanhar os hábitos alimentares das espécies;
  5. Sugerir um plano de ação para a conservação das espécies, através de um plano de manejo sustentável com fins práticos direcionados ao cultivo e acompanhamento na natureza.

 

projeto4


Patrocínio

Patrocinadores

Apoio Institucional

Embraport

Colaboradores

Contato

Envie-nos uma mensagem

563