Instituto Laje Viva » O Parque

O PARQUE ESTADUAL MARINHO DA LAJE DE SANTOS

O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (PEMLS) foi criado em 27 de setembro de 1993, através do Decreto Estadual nº 37.537. O PEMLS é o primeiro parque marinho dentre as Unidades de Conservação do Estado de São Paulo e tem como objetivo a proteção do ambiente marinho.

 

O PEMLS tem sede e administração próprias, sendo subordinada ao Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

 

Em termos geográficos, o PEMLS pertence ao município de Santos e, conforme pode ser verificado na Carta Náutica nº 1711, está localizado a 164º e 16,8 milhas náuticas de seu ponto de referência náutica continental, o Farol da Ilha da Moela.

 

A Laje de Santos é o topo de uma montanha de granito, submersa na maior parte, localizada a 22 milhas náuticas da costa, aberto a visitação pública, desde de que cumpridas as devidas regras do PEMLS. Está na rota migratória das raias mantas gigante do litoral brasileiro, recebendo a visita sazonal desses gigantes marinhos nos meses de outono e inverno.

 

 


Patrocínio

Patrocinadores

Apoio Institucional

Embraport

Colaboradores

Contato

Envie-nos uma mensagem

563