Instituto Laje Viva » ATUAÇÕES E PROJETOS

PROJETO MANTAS DO BRASIL

O Projeto Mantas do Brasil busca ampliar o conhecimento visando a conservação das maiores raias do mundo, popularmente chamadas de raias-manta, em especial a maior de todas as espécies (Mobula birostris) incidente no Brasil, que pode ultrapassar os 7 metros de envergadura e pesar mais de 2 toneladas.
Raias ou arraias são peixes que possuem o esqueleto cartilaginoso, igual aos tubarões. As raias-manta vivem nos mares tropicais e subtropicais, e estão distribuídas pelo mundo todo. No Brasil, existem 6 espécies: Mobula mobular, Mobula thurstoni, Mobula hypostoma, Mobula tarapacana, Mobula cf. birostris e Mobula birostris. Elas geralmente vivem em áreas oceânicas, principalmente nas proximidades de ilhas, lajes e parcéis submersos, mas as vezes se aproximam da costa.

As raias-manta são animais filtradores, ou seja, se alimentam de plâncton e de pequenos peixes que vivem na coluna d’água, filtrando grandes quantidades de água do mar através de suas brânquias. Apesar do tamanho, são animais dóceis, inofensivos e muito apreciados pelos praticantes de mergulho devido seus movimentos delicados e tremenda beleza. Nadar ao lado de um dos maiores peixes do mundo é uma experiência inesquecível.

Infelizmente, as raias-manta e o oceano estão ameaçados por consequência de ações humanas que impactam direta ou indiretamente o ecossistema marinho, como a poluição da água do mar por produtos químicos e resíduos sólidos,
perda e destruição de habitats para construção de grandes empreendimentos, mudanças do clima e sobrepesca.
Por consequência dessas ações, as populações de raias-manta do mundo todo estão em declínio.
Atualmente, elas morrem mais do que nascem.

Em 2021, a maior de todas as espécies, Mobula birostris, foi categorizada como “ameaçada à extinção” segundo a lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza, a IUCN. O Projeto Mantas do Brasil é a voz brasileira na luta da preservação desses animais ameaçados de extinção a mais de uma década. Com fortes atuações por meio de ações de educação ambiental e de pesquisa marinha, o Projeto conta com patrocínio da Autoridade Portuária de Santos, administradora do Porto de Santos. Com comprometimento e muita paixão da equipe, aliada à força do patrocinador, o Projeto pretende continuar a aprimorar suas diversas linhas de atuação, em defesa da existência desses fantásticos gigantes marinhos e de seu habitat através de ações de:

Educação Ambiental:

Inúmeros programas, cartilhas, cursos, palestras e outras atividades foram desenvolvidos para envolver os diversos públicos almejados pelo Projeto com as ações de preservação das raias gigantes, criando consciência pela conservação.

Programa Cidadão Cientista – Criado pelo Projeto Mantas do Brasil e lançado em 2010, o Programa Cidadão Cientista é a iniciativa que objetiva envolver o público constituído por mergulhadores, disseminando as causas pelas quais as raiasmanta estão ameaçadas no Brasi e no mundo. Além disso, o programa é um guia de boas práticas aos mergulhadores, que aprendem como contribuir com a ciência ao compartilhar informações sobre os mergulhos e avistamentos das mantas. Essa parceria entre o projeto e mergulhadores é o que alimenta o Banco Brasileiro de Mantas, o BBM, um banco de dados com registros de raias-manta avistadas no litoral brasileiro, que pode ser acessado gratuitamente por qualquer pessoa.

Oceanário – Para concretizar o objetivo de trazer a sensação de estar no fundo do mar até o grande público, o Projeto Mantas do Brasil idealizou o Oceanário, iniciativa inédita no Brasil, que utiliza outro mecanismo de comunicação com o público, projeções de imagens 180 graus dentro de um domo inflável portátil. Diversos conteúdos de filmes de curta metragem estão sendo desenvolvidos como meio de atingimento dos objetivos ligados à preservação marinha

Programa Cientista Mirim – O programa lançado pelo Projeto tem como principal temática o protagonismo infantil e conta com atividades teóricas e práticas sobre diversos temas voltados ao oceano. Nesse programa, os protagonistas são as crianças! Falamos sobre temas como: quais espécies vivem lá, onde elas vivem, como elas vivem, como elas se alimentam e como nós aqui na Terra estamos ligadas com elas lá no mar. Tudo isso para despertar nas crianças o pensamento de um cientista e um sentimento de respeito ao meio ambiente pensando em soluções para os problemas que acontecem hoje em dia.

Programa de Voluntários – Os voluntários são essenciais para o desenvolvimento de várias ações de educação ambiental, pesquisa e até de comunicação do projeto. Diversos públicos já participaram desse programa que atualmente é focado jovens universitários por meio do Coletivo Jovem Mantas Fora da Rede, um processo formativo online com diversas discussões sobre o meio ambiente e atividades. Mais de 100 jovens universitários de todas as regiões do Brasil já participaram desse processo.

Pesquisa​

Um dos objetivos primordiais da pesquisa marinha desenvolvida pelo Projeto Mantas do Brasil é o de ampliar os dados compilados no Banco Brasileiro de Mantas (BBM), base de dados cujo acervo foi iniciado com os registros históricos de avistamentos de Mobula birostris no litoral do estado de São Paulo e que se estendeu por todo o litoral brasileiro. Quanto maior for a base de dados compilada no BBM, mais próximos chegaremos de importantes conclusões científicas, a exemplo da:

– Estimativa populacional da raias-manta no Brasil;

– Determinação de suas rotas migratórias na costa brasileira;

– Determinação dos níveis de antropização dos indivíduos e da população de raias-manta no Brasil;

– Compreensão acerca das diferentes populações de raias-manta observadas na costa brasileira, visando elucidação dos níveis e fontes de ameaça de cada uma dessas populações.

 

A elucidação dos fatos acima elencados é importante ferramenta para a conscientização de todos sobre a necessidade da preservação das raias-manta e do uso sustentável de nosso litoral como seu habitat. Além do que, as informações científicas geradas pelo Projeto podem ser úteis às tomadas de decisão de entidades governamentais acerca da espécie ameaçada de extinção.

Conheça um pouco mais sobre as raias-manta clicando nos arquivos abaixo ou visitando o site do Projeto Mantas do Brasil


Patrocínio

Patrocinadores

Apoio Institucional

Embraport

Colaboradores

Contato

Envie-nos uma mensagem

563